quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Proteção Solar






Esta semana os meios de comunicação informaram que os raios UV (ultra violetas) atingiram os índices extremos em todo o Brasil. Muitos especialistas foram entrevistados frizando a importância da proteção contra estes raios tão maléficos à saúde. Essas informações são passadas quase que diariamente na mídia.
Mesmo assim, me impressiono com o alto número de clientes que recebo na estética e que ainda não se conscientizaram sobre a necessidade de se proteger todo santo dia com um bom protetor solar.
Vou fazer a minha parte e tentar conscientizar o máximo de pessoas possivel sobre este hábito.
Bom, primeiro deve ficar claro que o Brasil devido à sua posição geográfica tem maior incidência de raios UV (tanto UVA como UVB) do que outros países. Então este é mais um bom motivo para capricharmos na proteção. Somado a isto sabemos que a canada de ozônio que ajudava em muito a filtrar estes danosos raios está cada vez mais fina, então não podemos mais contar com ela.
É preciso deixar bem claro também que as nuvens praticamente NÃO filtram os raios UV. Então se o dia está nublado ou ensolarado, pouco importa,
Aconselho as minhas clientes a amigas a deixar o protetor solar do lado da escova de dentes e assim que acordam fazem a higienização bucal e aplicam imediatamente o protetor. Muitas gostaram da dica e passaram a adotá-la.
Outra coisa: o FPS NÃO é passaporte para ficar estorricada na areia tomando sol. Filtros físicos são indispensáveis como óculos de sol e guarda-sol.
Pense bem, um belo bronzeado nada mais é do que uma defesa do corpo contra uma agressão que foi cometida contra ele. Essa agressão libera milhares de radicais lives. E isso você já sabe o que significa, envelhecimento precoce e muitas manchas, rugas e pele mal tratada. Outro problema é o efeito cumulativo do sol. Daqui há 20 anos podem saí pintas e marcas como resposta do sol que você tomou hoje.
E ainda nem falamos de câncer de pele, sem querer fazer terrorismo mas essa possibilidade é muito maior se você não se proteger todo santo dia.
Outra coisa que não devemos utilizar nunca é a temível cama de bronzeamento artificial. Os raios danosos são 10 vezes maiores do que os que tomamos ao ar livre. E pesquisas já comprovaram que mulheres com menos de 30 anos que utilizam essas camas de bronzeamento artificial tem 75% de chance a mais de contrair câncer de pele em comparação com outra que não fez o bronzeamento artificial.
Há muitas coisas para serem faladas sobre este tema, prometo voltar a falar sobre ele aqui no Blog.
Beijos e fiquem a vontade para deixarem suas dúvidas e comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário